Este programa teve como principal objectivo reforçar a oferta existente da rede de transportes públicos nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado em Lisboa, dizem eles com a finalidade de reduzir a taxa de sinistralidade, designadamente devido a excessos no consumo de bebidas alcoólicas nos diversos bares da baixa, mas também disciplinar o tráfego rodoviário, em termos de circulação e de estacionamento, e aumentar a segurança no eixo Bairro Alto - Av. 24 de Julho e Rua de Cintura do Porto de Lisboa.
Boas notícias para os amantes da noite, já que passaram a contar com novos autocarros gratuitos e policiados, a servir o Bairro Alto e a 24 de Julho e com um aumento da oferta nocturna de transportes. Uma delas é o "Night Bus", carreira 1, composto por 4 autocarros que funcionam em regime de vaivém entre o Marquês de Pombal e a gare marítima de Belém entre as 22:00 e as 05:00, com intervalos de 20 minutos. Também a carreira 2, composta por 2 autocarros que circulam entre o Cais do Sodré e Alcântara-Mar, no mesmo horário e com a mesma frequência.
Até aqui tudo bem, mas… e então os outros? Deveria também existir um programa de Mobilidade Diurna para quem vai para o trabalho, principalmente entre as 06h00 e as 09h00 e também entre as 18h00 e as 20h00, que são precisamente os horários de ida para os trabalhos, assim como do regresso a casa. Se construíssem parques de estacionamento nas principais entradas da cidade onde se pudesse deixar o veículo e fizessem carreiras gratuitas (porque não, se os noctívagos têm direito….!) não haveria tantos problemas com o congestionamento de tráfego no interior da cidade e também que lucrava era o ambiente.
Segundavida