quinta-feira, 3 de junho de 2010

Encontro do Zêzere com o Tejo


Depois de ter estado na nascente do Rio Zêzere, tinha prometido a mim mesmo visitar também o local onde desagua e conflui com o Rio Tejo, aos pés da bela localidade de Constância.
 clicar nas fotos para melhor definição

Assim aconteceu, numa deslocação a Constância, onde participei numa prova de corrida, aproveitei o dia para visitar o rio, que ali chega já bem largo e forte. Verifiquei o quanto o rio foi importante para as gentes de Constância, principalmente na pesca da fataça e do sável, que foi ganha-pão para muitos.
De hoje em dia deixou de ter tanta importância, e muitos fazem-no por hobie,  mas as embarcações (caneiras) por lá continuam e todos os anos fazem uma festa (Nsª Senhora da Boa Viagem) em que chegam de vários locais, barcaças engalanadas para serem benzidas durante os festejos.
Falando um pouco de Constância é uma cidade calma e muito bonita, mais parecendo um presépio, com o seu casario branco e ruas floridas, entre os rios Zêzere e Tejo. 

Em tempos teve o nome de Punhete, mas as suas gentes não gostavam e pediram à Rainha D. Maria II para mudar a denominação, que passou a ser a actual. 

Também é conhecida por ter ali ter residido Camões, onde esteve desterrado devido aos amores por Catarina de Ataíde, tendo aqui escrito muito da sua lírica, por isso apelidada de “Vila Poema”.
Ficou o desejo de lá voltar, pois ainda há muito por visitar, principalmente as margens do rio, que me pareceram muito bem conservadas e aproveitadas para lazer e recreio da população.





segundavida

4 comentários:

arte por um canudo 2 disse...

Um autentico postal!..Lindo!..A natureza condiz com o amigo segundavida.Tem sempre maravilhas sobre os encantos que a natureza nos proporciona. Bom Fim de Semana.

Anônimo disse...

Fantástico teus bloggers são D+ amigo JAM.
Adoro visitar-te, ver teus textos, tuas imagens maravilhosas, é com muito prazer que aqui venho e com uma satisfação muito grande que recebo tua visita em meu blogger amigo querido!

Saudades de ti meu amigo!
beijo grande

Luisa disse...

Estou há que tempos para ir a Constância revisitar toda aquela beleza que tão bem demonstrada fica nas tuas esplêndidas fotografias.

Anônimo disse...

Estou a precisar de um passeio assim. Talvez quando as forças já estiverem a 100%.

Grande abraço.

Tudo de bom.