domingo, 21 de março de 2010

Como somos frágeis!


Estão ainda bem presentes na minha memória alguns Invernos bastante rigorosos, principalmente até aos anos oitenta. Entre Novembro e Fevereiro chovia constantemente, por vezes semanas e até meses completos, nos pontos de maior altitude caiam grandes nevões, vinham fortes trovoadas, ventanias e as temperaturas negativas enregelavam os ossos. A Primavera chegava com naturalidade, notando-se um clima temperado, também com chuvas por vezes abundantes em Abril, os dias alternavam o frio das tardes e da noite com o calor do restante dia, que propiciavam as condições necessárias para as sementeiras sazonais.
Este Inverno que terminou, também foi muito rigoroso e fez-me lembrar os de antigamente, mas teve uma particularidade que cada vez mais se faz sentir, que é a sua inconstância, tudo devido às alterações climáticas. Vieram grandes chuvadas e ventanias, que causaram situações de catástrofe e calamidade, como as fortes ventanias na zona Oeste da Estremadura, que  provocaram estragos avultados em infra-estruturas e na agricultura. Mais recentemente assistimos incrédulos à tempestade que assolou a Ilha da Madeira, tendo a mãe natureza demonstrado como somos frágeis.
A Primavera chegou e com ela, temperaturas mais amenas, mas não é seguro que seja uma Primavera à antiga, pois de um momento para o outro traz-nos surpresas. Ainda hoje, cerca das 14h00, caiu uma grande “tromba de água”, na zona de Sintra, que em 20 minutos, provocou o caos, com inundações nas várias artérias e em habitações de zonas baixas. É mesmo para se dizer que deste tempo, a partir de agora, tudo poderá esperar-se.
Segundavida

7 comentários:

Anônimo disse...

É caso para dizer que "a tradição já não é o que era".

Recordo-me perfeitamente das estações do ano...mas hoje, mais parece que só temos muito mau tempo e depois muito calor. Pelo meio, uns dias um pouco "anormais" para a época.

Sem dúvida, somos frágeis. Mas, se calhar temos a nossa quota-parte de culpa.

Tudo de bom grande abraço

arte por um canudo 2 disse...

Assim é que é bom..muita chuva, já que andavamos todos a dizer que há falta de água. É pena os estragos que faz. Mas uma coisa é certa temos que cuidar do ambiente antes que venham surpresas ainda mais desagradaveis. Abraço

Luisa disse...

Os nossos blogs falam os dois de Primavera mas como ela está ainda fria! Os cataclimos sucedem-se e eu penso que há realmente qualquer coisa a mudar na Natureza. Culpa do Homem ou a terra está a passar por algum daqueles grandes ciclos por que já passou?

Bia disse...

Olá!!
A Primavera chegou finalmente e hoje esteve um dia de sol primaveril.
Uma boa Páscoa!
Bia

Anônimo disse...

OI AMIGO JAM!
Saudades de ti!
Na verdade isso vem acontecendo o mundo todo. Ainda hoje aqui no Brasil uma tromba d'agua assolou o nosso RIO DE JANEIRO, deixando mortes e destruição!
Vim aqui ler-te e feliz de re-encontrar-te!
beijosmeus!

Marlene Koch disse...

Falas bem da insegurança do nosso clima. As vezes viajo num mundo de fantasia imaginando a Terra caso não houvesse predadores Nela. Penso que seria o caos. Mas o homem se tornou um predador sem sentimentos, isso joga nosso planeta na zona de perigo e projetando o perigo. De fato Jam, temos que pisar leve e sentir a nossa respiração de cada minuto. Está no ar a primavera no hemisfério norte e o outono no hemisfério sul, que sejam estações suaves.

Mira Gaio disse...

Tem fotos muitos bonitas... assim como deve ter muitas recordações e saudades de alguns desses lugares...
desejo-lhe tudo de bom na vida...

um abraço...