sábado, 21 de março de 2009

Pólos da pobreza e riqueza


Angola possui bastantes recursos para ser um dos países mais desenvolvidos de África, desde ouro, diamantes, petróleo, até o clima e os solos são bons para a agricultura, mas há diversos factores que impedem que o seja, entre eles o mais marcante é a corrupção que grassa no país.
O Papa, em visita a Angola, no seu discurso, um dos apelos que fez foi o da necessidade do combate à corrupção. O apelo soou bem perto nos ouvidos do presidente que estava presente, será que lhe arderam as orelhas? Pois ela encontra-se implantada de dentro para fora, são os funcionários do governo, desde o simples polícia até às mais altas instâncias governamentais os mais prevaricadores.
Nesta visita também contrastam POBREZA/RIQUEZA, por um lado um povo em que cerca de 70% vivem no limiar da penúria, por outro, José Eduardo dos Santos, e o representante máximo do Vaticano, porventura o homem mais rico de Angola e uma das instituição mundiais de maior magnificência. Qual terá sido o contributo, apenas palavras de alento?

Segundavida

segunda-feira, 9 de março de 2009

Lagoa Azul

Já passei lá muitas vezes e algumas até parei alguns momentos para olhar, via uma lagoa mais castanha que azul, cheia de limbos e até lamas. Interroguei-me muitas vezes o porquê de Lagoa Azul, também porque não a limpavam para que a água ficasse mais límpida? Fiquei de lá voltar com mais tempo para apreciar a paisagem e tirar umas fotos. Na terça-feira passada, como estava o dia límpido e tinha a tarde livre, dei por lá umas voltas.



Constatei que aquele local tem mais beleza do que aparenta para o simples passante. Situa-se nas faldas da Serra de Sintra, rodeada de mata densa constituída essencialmente por pinheiros e acácias (mimosas), que pendem à procura da água. Ao longo dos anos na lagoa, proporcionou-se a patos, rãs, tartarugas e peixes um habitat próprio. Quando tirava algumas fotos apercebi-me de uma família de patos a tratar da vida, de algumas tartarugas que mergulhavam na água ao sentirem a minha aproximação, várias espécies de pássaros, que nidificam nos arbustos envolventes e outras espécies de animais e insectos.



A água está escura, esverdeada/acastanhada, devido às lamas vindas da serra, também das folhas que para lá caem e nesta época das flores amarelas das “mimosas” que a tingem de amarelo.


clicar nas imagens


Quanto ao azul, também pude constatar que ele está lá, não da cor da sua água, mas sim o azul celeste, pois quem ali se deslocar e se situar na zona mais a Norte, poderá ver o azul do céu espelhado nas suas águas. Talvez provenha daí a designação Lagoa Azul.

Segundavida