segunda-feira, 9 de março de 2009

Lagoa Azul

Já passei lá muitas vezes e algumas até parei alguns momentos para olhar, via uma lagoa mais castanha que azul, cheia de limbos e até lamas. Interroguei-me muitas vezes o porquê de Lagoa Azul, também porque não a limpavam para que a água ficasse mais límpida? Fiquei de lá voltar com mais tempo para apreciar a paisagem e tirar umas fotos. Na terça-feira passada, como estava o dia límpido e tinha a tarde livre, dei por lá umas voltas.



Constatei que aquele local tem mais beleza do que aparenta para o simples passante. Situa-se nas faldas da Serra de Sintra, rodeada de mata densa constituída essencialmente por pinheiros e acácias (mimosas), que pendem à procura da água. Ao longo dos anos na lagoa, proporcionou-se a patos, rãs, tartarugas e peixes um habitat próprio. Quando tirava algumas fotos apercebi-me de uma família de patos a tratar da vida, de algumas tartarugas que mergulhavam na água ao sentirem a minha aproximação, várias espécies de pássaros, que nidificam nos arbustos envolventes e outras espécies de animais e insectos.



A água está escura, esverdeada/acastanhada, devido às lamas vindas da serra, também das folhas que para lá caem e nesta época das flores amarelas das “mimosas” que a tingem de amarelo.


clicar nas imagens


Quanto ao azul, também pude constatar que ele está lá, não da cor da sua água, mas sim o azul celeste, pois quem ali se deslocar e se situar na zona mais a Norte, poderá ver o azul do céu espelhado nas suas águas. Talvez provenha daí a designação Lagoa Azul.

Segundavida

7 comentários:

Anônimo disse...

O encanto e bem estar, ás vezes tão perto de nós e...não nos apercebemos.
Sem dúvida uma excelente tarde, retemperadora de forças;)
Grande abraço.

arte por um canudo 2 disse...

É de uma beleza..Lindo. Que tarde bem passada.Gr. Abraço

Jotas disse...

Lindas fotos.
Como sabes, também eu sou um eterno amante da Serra de Sintra, pela sua beleza e essencialmente pelas energias que ela emana.
Conheço a Lagoa, já a contemplei por diversas vezes e a fotografei, como dizes, tem bem mais beleza do que parece.
Um abraço

Jo disse...

As fotos estão fantásticas e dão um aspecto paradisiaco do local, que bem conheço, mas deste-lhe um tratamento, não é verdade? Que programa usas para as fotos?Abraço

bitu disse...

Simplesmente lindo!
Num dia como o de hoje, com este sol maravilhoso, um passeio ou um piquenique na beira do lago, seria perfeito....ah....a companhia tinha que ser boa
Beijo

Dylan disse...

Perante estas imagens já não sei qual é o local mais belo: Sintra ou Covilhã?

Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

JAM AMIGO QUERIDO!

Foram momentos de grande prazer e encantamento passear pelo teu blogger.

Parabenizo-te pelos postados e pela sensibilidade!

Meus aplausos e minha admiração!

beijos meus!