quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mobilidades

Desde Setembro que está em funcionamento o programa «Lisboa à Noite: Mobilidade Nocturna em Segurança», uma iniciativa conjunta de Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Ministério da Administração Interna e Câmara Municipal de Lisboa.

Este programa teve como principal objectivo reforçar a oferta existente da rede de transportes públicos nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado em Lisboa, dizem eles com a finalidade de reduzir a taxa de sinistralidade, designadamente devido a excessos no consumo de bebidas alcoólicas nos diversos bares da baixa, mas também disciplinar o tráfego rodoviário, em termos de circulação e de estacionamento, e aumentar a segurança no eixo Bairro Alto - Av. 24 de Julho e Rua de Cintura do Porto de Lisboa.

Boas notícias para os amantes da noite, já que passaram a contar com novos autocarros gratuitos e policiados, a servir o Bairro Alto e a 24 de Julho e com um aumento da oferta nocturna de transportes. Uma delas é o "Night Bus", carreira 1, composto por 4 autocarros que funcionam em regime de vaivém entre o Marquês de Pombal e a gare marítima de Belém entre as 22:00 e as 05:00, com intervalos de 20 minutos. Também a carreira 2, composta por 2 autocarros que circulam entre o Cais do Sodré e Alcântara-Mar, no mesmo horário e com a mesma frequência.

Até aqui tudo bem, mas… e então os outros? Deveria também existir um programa de Mobilidade Diurna para quem vai para o trabalho, principalmente entre as 06h00 e as 09h00 e também entre as 18h00 e as 20h00, que são precisamente os horários de ida para os trabalhos, assim como do regresso a casa. Se construíssem parques de estacionamento nas principais entradas da cidade onde se pudesse deixar o veículo e fizessem carreiras gratuitas (porque não, se os noctívagos têm direito….!) não haveria tantos problemas com o congestionamento de tráfego no interior da cidade e também que lucrava era o ambiente.

Segundavida

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui por estas bandas, também está a funcionar algo parecido.
A quadra também ajuda a haver mais gente pela cidade...a polícia "fecha os olhos" aos carros mal estacionados (em cima do passeio) sinónimo de que há gente a fazer compras...os restaurantes estão cheios (festas de natal?), nos bares e discotecas a malta faz fila para entrar. Onde está a crise??
No entanto, quem trabalha, não pode deixar o carro mal parado, tem parques de estacionamento a preços "astronómicos" e operações stop em plena AE.
Enfim...as duas faces de uma moeda, com valor diferente para o cidadão.