sábado, 8 de março de 2008

Às mulheres

“A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.” Maomé

Palavras sábias do profeta, mas na maioria dos povos Islâmicos e um pouco por todo o mundo, as mulheres continuam a ser discriminadas, agredidas, maltratadas e violentadas.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) proíbe toda a forma de discriminação com base no sexo, garante o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, reconhece a igualdade perante a lei e igual protecção contra toda a discriminação que infrinja a Declaração.

Lamentavelmente a DUDH continua a não ser cumprida em muitas sociedades. A violência contra as mulheres é um problema de todos, cabe-nos lutar contra este flagelo, ajudando, protestando e testemunhando. As vítimas, entendendo-se o medo das represálias, não se devem resignar calando o sofrimento, pois isso só contribui para a impunidade dos agressores. Também as autoridades deverão desenvolver todas as diligências necessárias para que os agressores sejam levados à justiça e os Tribunais se encarreguem de a aplicar com prontidão.

Este dia não é para ser celebrado, pois o dia da mulher é todos os dias, mas para ser meditado e relembrado que existem muitas mulheres a sofrer. A todas elas a minha solidariedade, desejando que a paz, harmonia e felicidade retorne aos seus corações.

Segundavida

19 comentários:

Anônimo disse...

Passei para ver e apreciar o blogue neste dia das mulheres e desejar boa semana.

Anônimo disse...

Meu querido amigo, tenho andado ausente da net mas não ausente dos amigos...esses tenho-os no coração e não os esqueço. Espero, agora que "acalmaram" os meus dias, poder ser mais assidua nos blogs que gosto.
Quanto ao post, obrigada pelas palavras e pelo sentimento que tens para com as mulheres.És um grande ser humano.
Ah....o sol começa a ser convidativo para um cafezito à beira mar ou a beira rio....
Um abraço e boa semana

Anônimo disse...

Grandes verdades que aqui escreves.

pena é que muitos não lhe deiam o devido valor.

beijinhos

Anônimo disse...

voltei ...

Está na hora de marcar outro cafezito

Anônimo disse...

Olá João.
Parabéns pela bonita homenagem as mulheres.
SEM DÚVIDA QUE A MULHER FOI FEITA DE UMA COSTELA QUE ESTAVA MUITO PERTO DO CORAÇÃO DO HOMEM PARA SER AMADA POR ELE, liiindo!
São poucos os homens com sensibilidade que escrevem sobre o dia da mulher nos blogs.
Mas ainda existem homens a sério.
Só é pena que na realidade ainda seja-mos muito descriminadas.
Tudo de bom.
Um abraço

Jotas disse...

Grande coração amigo, de facto há dias que devem servir para meditar, mas não só, devem ser aproveitados para que medidas concretas sejam tomadas.~
Como sabes hoje a violência doméstica cresce abruptamente, algo inadmissível neste século, há que tornar a legislação clara e com medidas de eficácia imediata para que as agressões não continuem, para que de facto a vítima seja protegida no acto da sua denúncia.

Anônimo disse...

Gostei do pensamento.

Anônimo disse...

Olá João! Há alguns dias que nao tinha oportunidade de o "ver" mas já temos aqui novas coisas para comentar :) Tem, mais uma vez, toda a razão neste seu post, as mulheres continuam, ainda, a ser discriminadasem pleno seculo XXI, é lamentavel as ofensas q sofrem até mesmo no trabalho, enfim, resta-nos a esperança de que um dia tudo mude. Deixo um beijinho

Anônimo disse...

Hoje e sempre MULHER!

Anônimo disse...

Passei para desejar um bom fds
um abraço amigo

Anônimo disse...

Bom dia João.
Feliz dia do pai.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá!
Este novo
espaço parece-me interessante.Estive algum tempo afastada do "mundo dos blogs",por isso não tenho lido com regularidade os "posts" publicados.
Logo que possa vou ler!
Passei para agradecer a visita ao meu "blog"e para desejar uma "Feliz Páscoa".
Bia

Anônimo disse...

Votos de uma óptima e FEIZ PÁSCOA.

Anônimo disse...

Segundo o dicionário Mulher é uma pessoa do sexo feminino.
Digamos que é uma definição muito simplificada do que é ser realmente Mulher, então decidi recorrer a várias pessoas para que me dessem uma definição de mulher, voçes vão reparar na dificuldade enorme em definir Mulher:

1º Rapaz – Mulher é um ser humano como outro qualquer. As Mulheres, possuem qualquer coisa, que eu como Homem, de certeza que não compreendo... Não sei se será relacionado com o facto de poderem ter filhos, mas acho que as Mulheres são diferentes dos Homens na medida em que têm outra sensibilidade e visão das coisas.
Mulher, além de ser humano, completa o Homem de uma maneira
que mais nada consegue completar.

2º Rapaz – Amiga. Numa relação acho que é necessário existir empatia, a relação não pode ser apenas física, necessita de dedicação. Mesmo que as coisas não funcionem na perfeição logo ao início, uma relação vai-se construindo, vai nascendo um sentimento mais forte, aos poucos, de uma forma sólida e calma.

3º Rapaz - Mais do que ser brisa
E ondular searas e flores.
Mais do que ser sol
E inebriar o mundo de mil cores.
Acima do que já houve,
Do que há e ainda houver
Esta bênção insuperável
Extasiante e inigualável
De ser, somente, MULHER.

4º Rapaz - Mulher... Ser belo e misterioso... doce e suave... Quente e leve brisa de tarde de verão... Nossa centelha de vida... Nosso ar... Nossa vida... Nossa perdição...

1ª Rapariga – Uma pessoa do sexo feminino, sensível, que vê as coisas antes de elas acontecerem e que faz demasiados filmes.

2ª Rapariga – Ser Mulher é o melhor que existe, é sentir o mundo, é sentir, sentir, sentir, é amar, é ser forte e frágil ao mesmo tempo, é ter numa lágrima o dom de mudar o mundo, é ter no sorriso uma força capaz de curar, é ter no olhar uma arma que pode conquistar tudo.
Ser Mulher... não há palavras para o descrever.

3ª Rapariga - é a junção entre a inovação e a beleza num ser perfeito, que se combinam...

4ª Rapariga - Feminino de homem, um ser humano do sexo feminino, diferente dos outros pelas suas qualidades e defeitos com uma capacidade de ouvir compreender e ajudar mais "profunda" que os Homens.

5ª Rapariga - Mulher: escrava do trabalho, não tem horas para ela, fica sempre em segundo plano. Ser frágil, mas ao mm tempo forte, tem mais coragem que os homens. É uma rosa, mas quando lhe dão cabo da cabeça a Mulher tem espinhos que picam para valer. Frágil, meiga, doce, serena.

Para mim ser Mulher é indescritível....
Tenho orgulho em ser SIMPLESMENTE UMA MULHER.

Anônimo disse...

Por onde andas amigo?
Deixo um abraço e desejo de excelente fim semana

AJUDA PORTUGAL disse...

Estivemos ausentes no Período de Pascoa, o tempo é curto e não dá para fazer tudo aquilo que gostaríamos.

Mas o importante é que já estamos de volta com um novo capítulo, o QUINTO.

Falta ainda tirar fotos dos mininhos que já recebemos e postar, fica prometido para breve.

Gostaria de agradecer os mais que muitos email de ajuda, ideias, propostas e incentivo.

Como é óbvio de volto a pedir a vossa ajuda para a divulgação do blog. Estou convencida que vamos encontra uma alma caridosa que vai resolver TODOS os problemas da Miúda Bonita, casa, comida, estudos, emprego, enfim tudo aquilo que ela realmente precisa. Enquanto não surge o nosso PAI NATAL, ficamos mesmo pelos Anjos e Arcanjos, que tem dado uma ajuda muito preciosa.

Ajuda Portugal
http://ajudaportugal.blogspot.com/

Anônimo disse...

Só tem um detalhe e que acaba de vez com tudo que existe em religiões machistas e misógenas que geraram estas sociedades violentas. A MULHER NÃO FOI CRIADA A PARTIR DO HOMEM.A ciência já provou que a mulher vem primeiro na concepção!

Anônimo disse...

Muito teria que dizer sobre o ser mulher...sobre a violência e descriminação do sexo feminino... Mas o essencial foi dito aqui e por vezes, bastam palavras simples que atingem o seu objectivo... Como mulher só posso dizer: Obrigada pelo teu presente! Beijo

Anônimo disse...

Gostei muito do teu artigo. Muito inteligente!
Bom fim de semana.
www.sunshine.blogs.sapo.pt